:::: MENU ::::
  • Inscrições Abertas para Turmas de 2019!

  • Saiba mais sobre o cursinho!

  • Alguma dúvida? Entre em contato!

  • terça-feira, fevereiro 12, 2019

Construir um Cursinho Popular já era um objetivo antigo do Diretório Central dos Estudantes da USP “Alexandre Vannucchi Leme” (DCE-Livre). O projeto entrou em ação em abril de 2017 na gestão da chapa Travessia.

O DCE-Livre da USP acredita e defende o caráter público, gratuito e acessível das universidades. A ausência de cotas étnico-raciais e sociais, por décadas, destaca o aspecto elitista da USP, por exemplo. Desta forma, democratizar o acesso ao ensino superior é o pilar para se ter uma universidade que seja do povo.

Com esse intuito, membros da gestão Travessia deram o pontapé inicial para a formação de um Cursinho Popular voltado às pessoas de baixa renda. Assim, a primeira reunião para discutir o avanço do projeto foi realizada em abril, reunindo alunos da graduação de várias Faculdades da USP (alunos independentes, que não fazem parte da gestão do DCE) e também membros do DCE com o objetivo de somar forças para a realização desse Cursinho. 

Em virtude da defasagem da educação pública no Brasil, entendemos o vestibular como um processo excludente. Quem não pode pagar por uma boa escola particular ou um bom cursinho, vê o sonho de entrar numa universidade pública distante. Por essa razão, o principal objetivo do Cursinho do DCE-Livre da USP é incentivar seus alunos a entrarem nas universidades públicas, mostrando para eles que é possível e, assim, encoraja-los a ocupar um lugar que, na prática, deveria ser de todos. 

Dessa maneira, através de muitas reuniões, debates e persistência da nossa equipe inauguramos o Cursinho Popular do DCE Livre da USP “Alexandre Vannucchi Leme” em 12 de junho de 2017. Juntos (professores, alunos e colaboradores) estamos construindo essa iniciativa.
Precisa de ajuda? Nos contate!